Powered By Blogger

Regulamento reduzido

Regulamento reduzido

Responsabilidade – Os pilotos participantes nas competições são responsaveis pela própria decisão de voar ou não a FPVL nao se responsabiliza por danos causados nos pilotos ou em terceiros.
Comportamento – Qualquer competidor cujo as atitudes sejam desliais ou abusivas será desqualificado da competições e poderá ainda ter sanções por parte da FPVL.
Material de voo - Só é autorizado o uso de aeronaves ultraleves da Classe O, conforme descritas no Código Desportivo – Secção 7 da FAI. A substituição do material de voo, durante a competição, não é permitida. Só se o material estiver danificado é que pode ser substituido.
Instrumentos – É permitido qualquer instrumento de voo, navegação ou comunicação.
Equipamento de comunicação - Desde que sejam respeitados os requisitos legais, é permitida a utilização do rádio. Todavia, o uso de microfones activados por voz (VOX) é proibido.
  Equipamento GPS – Todos os pilotos devem estar equipados pelo menos com um instrumento de navegação e posicionamento.
  • Pilotos – biruta – Têm como função de testar a exequibilidade de uma manga deve possuir um meio de identificação no ar e descolar antes de qualquer piloto em competição.
  • Identificação - Os números de competição, a fornecer pela organização, são de afixação obrigatória na asa de cada piloto. Cada dígito deve ter uma dimensão mínima de 20x40 cm (Largura x Altura). 
      Sistema de pontuação
         As penalidades infligidas pela organização duma competição (Director de Competição), ou pelo Júri de Competição, a um piloto, podem variar desde um mínimo de 50 pontos até à desclassificação da manga ou da competição. Podem ainda ser utilizadas advertências oficiais. Todas as penalidades e advertências oficiais devem ficar registadas nas folhas de resultados. A pontuação final de cada piloto numa competição será o resultado da soma das suas pontuações  em cada uma das mangas validadas nessa mesma competição.
    Sistema de pontuação A e B
 Colectiva A - A pontuação de cada clube ou associação, em cada manga, será o resultado da soma das pontuações dos 3 pilotos do clube ou associação, melhor classificados nessa manga . A pontuação final de cada clube ou associação numa competição será o resultado da soma das suas pontuações em cada uma das mangas validadas nessa mesma competição.
Sistema B  - A pontuação obtida por cada piloto na manga de uma competição corresponde à soma de duas pontuações parcelares, uma referente a distância e outra a velocidade (tempo), ambas afectadas pelo Coeficiente Desportivo (Cdes).
Códigos de pontuação
O cálculo deverá assim ser efectuado de uma forma progressiva, encontrando os seguintes valores
para cada manga:
Cdes = 1, se Dmax> ou = 30 km ou;
Cdes = Dmax / 30, se Dmax < 30 km;
Pontos Velocidade da Manga: Pvel = 600 x Cdes x sqrt (Nmeta / Ndesc)
Pontos Distância da Manga: Pdis = (1000 x Cdes) – Pvel
Pontos Piloto Alcança a Meta: Png = Pdis + Pvel x (Tmin / Tpil) 3
Pontos Piloto Não Alcança a Meta: Pfg = Pdis x (Dpil / Dmax)
Onde:
Dmax é a máxima distância efectuada na manga;
Nmeta o número de pilotos que alcançaram a Meta;
Ndesc o número de pilotos que descolaram;
Tmin o menor tempo efectuado na manga;
Tpil o tempo efectuado pelo piloto;
Dpil à distância efectuada pelo piloto